EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

FAB é acionada para prestar apoio em evacuação aeromédica próximo a Belém (PA

A vítima estava em estado grave a bordo de um navio que se encontrava Oceano Atlântico às margens da capital paraense e foi socorrida pela tripulação do H-36 Caracal, operado pelo Esquadrão Falcão
Publicada em: 29/02/2024 17:39
| Atualizada em: 29/02/2024 17:39
Imprimir
Fonte: HABE, I COMAR, 1/8º GAV, por Tenente Rafaella
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: TC MICHELSON

Militares do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) foram acionados, no dia 22/02, pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO-AZ) para atender um chamado de emergência no navio MV Silver Nova, de bandeira das Ilhas Bahamas. A vítima era um tripulante filipino e encontrava-se em estado grave. Após sofrer um sério acidente na sala de máquinas, recebeu os primeiros socorros da própria equipe médica a bordo. A embarcação fazia a travessia no Oceano Atlântico e estava aproximadamente a 138 milhas náuticas (255 quilômetros) da cidade de Belém (PA).

A Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada pela aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, situado na Base Aérea de Natal (BANT). A equipe, em missão na cidade de Marabá (PA), deslocou-se para Base Aérea de Belém (BABE), onde embarcou a equipe médica e, na sequência, seguiu rumo à embarcação onde se encontrava o tripulante gravemente ferido.

Durante o transporte aéreo, de aproximadamente 45 minutos, o Tenente Médico Samuel Ximenes Feijão e o Suboficial Especialista em Serviços de Enfermagem Zedson Alves da Rocha foram responsáveis pelo suporte ventilatório e por manter o paciente estável até o momento do desembarque, que também aconteceu na BABE. Após o pouso, o paciente foi entregue aos cuidados de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, que o removeu para um hospital particular da capital paraense.

“Ao participar desse tipo de missão e manter a vítima viva até o local de destino, praticamos conhecimentos obtidos nos treinamentos que nos capacitam para esse tipo de atendimento. Além disso, é muito gratificante para toda a equipe, que está sempre em prontidão onde o Brasil precisar”, declarou o Tenente Ximenes, médico da missão.

Fotos: 1º/8º GAV